Carpa - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Carpa


  Taxonomia
Dotada de fecundidade espantosa, a carpa tornou-se objeto de criação desde a antiguidade, no Japão e na China, com a obtenção de belíssimas variedades.
Peixe actinopterígio (de esqueleto ósseo) da família dos ciprinídeos, a carpa (Cyprinus carpio) tem em média 35cm, mas algumas atingem cerca de um metro e passam de vinte quilos. De cada lado da boca, pequena, pendem dois barbilhões. A nadadeira dorsal é longa; a caudal, curta e bilobada. A coloração mais comum é pardo-esverdeada, com reflexos dourados, mas há variedades vermelhas e alaranjadas.
A carpa, embora onívora, nutre-se principalmente de plantas, crustáceos e moluscos que tritura nos dentes achatados. Vive de preferência em águas lodosas, e no inverno entra em letargia, recolhendo-se no fundo. Desova em geral na primavera, quando seus numerosos ovos eclodem em oito dias ou menos. As carpas atingem a maturidade sexual pelo terceiro ano, podendo viver em cativeiro até mais de quarenta.
No Brasil, onde se difundiu a criação de carpas em tanques, sua introdução data das últimas décadas do século XIX. Variedades procedentes da Ásia, como a carpa-capim, a carpa-espelho e a carpa-prateada, começaram a surgir no país em meados do século XX.ne-sicuro/ >le

Veja também: