Carlos Viegas Gago Coutinho - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Carlos Viegas Gago Coutinho


  Biografias

Em um pequeno hidroavião, o Lusitânia, Gago Coutinho fez pela primeira vez a rota Lisboa-Rio de Janeiro e tornou-se um dos pioneiros da navegação aérea.

Carlos Viegas Gago Coutinho nasceu em Lisboa, em 17 de fevereiro de 1869. Estudou no Liceu de Lisboa e na Escola Politécnica e depois ingressou na Escola Naval. Formou-se em 1888 e logo destacou-se pelos trabalhos geodésicos e topográficos. Desempenhou importantes missões na demarcação de fronteiras na África. Na companhia do capitão-tenente Artur Freire Sacadura Cabral, voou de Lisboa à ilha da Madeira.

Gago Coutinho ficou conhecido internacionalmente em 1922, ao realizar, também com Sacadura Cabral, a primeira viagem aérea entre a Europa e a América do Sul. Em 1943, a bordo do veleiro Foz do Douro, refez a rota de Pedro Álvares Cabral na viagem que culminou com a descoberta do Brasil.

Pesquisador da aeronavegação, escreveu trabalhos sobre as viagens de Cabral e Vasco da Gama e o livro A náutica dos descobrimentos (1951). Membro da Academia de Ciências de Lisboa e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, recebeu  a grã-cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Morreu em Lisboa, em 18 de fevereiro de 1959.


Veja também: