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Carlos Saura


  Biografias

A arte de Carlos Saura deu grande impulso Ó renovaþÒo do cinema espanhol a partir do inÝcio da dÚcada de 1960. Seu estilo narrativo, cheio de alegorias e alus§es metaf¾ricas a quest§es polÝticas, amadureceu sob a ditadura franquista.
Carlos Saura nasceu em Huesca, AragÒo, em 1932. IrmÒo mais novo do pintor Antonio Saura, sua precoce vocaþÒo artÝstica levou-o a dedicar-se profissionalmente Ó fotografia. Ap¾s terminar os estudos na Escola Oficial de Cinema de Madri, realizou seu primeiro filme, Los golfos (1959), notßvel pelo tratamento realista dos ambientes marginais, e em 1963 obteve grande Ûxito popular com Llanto por un bandido (O pistoleiro sem lei e sem alma). Dois anos depois recebeu o prÛmio de melhor direþÒo no Festival de Berlim por La caza (A caþa), dura parßbola sobre a realidade social espanhola. Suas obras seguintes, entre elas La madriguera (1969), La prima Angelica (1973) e CrÝa cuervos (1975), caracterizaram-se por claustrof¾bicos estudos psicol¾gicos, com cenas onÝricas e patentes alus§es polÝticas. A maioria dos filmes dirigidos por Saura na dÚcada de 1970 tinham Geraldine Chaplin, sua mulher na Úpoca, no papel principal.
Depois do estabelecimento do regime democrßtico na Espanha, Saura realizou vßrios filmes dentro de sua temßtica habitual, como Mamß cumple cien a±os (1979; MamÒe faz cem anos), mas em Deprisa, deprisa (1981; Depressa, depressa), sobre delinq³Ûncia juvenil, tentou novos caminhos. Destacou-se internacionalmente com a trilogia que tem como ator principal o bailarino Antonio Gades -- Bodas de sangre (1981), Carmen (1983) e El amor brujo (1985) -- e com o ambicioso filme sobre a odissÚia do conquistador espanhol Lope de Aguirre, Eldorado (1987), rodado na Costa Rica.

 

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