Carlos Lacerda - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Carlos Lacerda


  Biografias
Político e jornalista brasileiro, comunista militante na juventude, Carlos Lacerda se tornou um dos mais combativos líderes conservadores do país e envolveu-se em importantes episódios da vida política nacional.
Carlos Frederico Werneck de Lacerda, registrado em Vassouras RJ, na verdade nasceu na capital do estado, em 30 de abril de 1914. Estudou direito no Rio de Janeiro, mas não se formou. Sobrinho e filho de líderes comunistas, em 1935 aderiu à Aliança Nacional Libertadora, entidade ligada ao Partido Comunista do Brasil. Suas posições de extrema esquerda dessa época, no entanto, cederiam lugar a um anticomunismo exacerbado. Trabalhou em vários órgãos da imprensa carioca e, em 1949, fundou seu próprio jornal, a Tribuna da Imprensa.
Eleito para a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro pela União Democrática Nacional (UDN) em 1946, renunciou ao mandato em 1948. Elegeu-se deputado federal em 1954. Notável orador e adversário ferrenho do presidente Getúlio Vargas, a extrema violência de suas campanhas tornou-o alvo de atentados, como o de 5 de agosto de 1954, quando morreu o major Rubens Florentino Vaz, que o acompanhava. O inquérito militar sobre o atentado levou Vargas a suicidar-se.
Sua gestão como governador do estado da Guanabara, de 1960 a 1965, caracterizou-se pelo grande número de obras públicas. Lacerda teve destacada participação nas crises políticas que resultaram no impedimento dos presidentes Carlos Luz e Café Filho, na renúncia do presidente Jânio Quadros e na revolução de 1964. Depois de ter os direitos políticos cassados em 1968, passou a dedicar-se à atividade editorial. Pouco antes de morrer, publicou um livro de memórias, A casa de meu avô (1977), e ditou suas reminiscências, depois publicadas no livro Depoimento (1978). Carlos Lacerda faleceu no Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1977.

Veja também: