Carlos Chagas - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Carlos Chagas


  Biografias

Ao descobrir uma nova doença, a tripanossomíase americana ou mal de Chagas, Carlos Chagas pesquisou sua etiologia, patogenia, anatomia patológica, sintomatologia, formas clínicas, meios de transmissão, epidemiologia e profilaxia. Estudo tão completo de uma doença por um só pesquisador é considerado fato único na história da medicina.
Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas nasceu em Oliveira MG, em 9 de julho de 1879. Formou-se em medicina no Rio de Janeiro, em 1903. No ano anterior ingressara no Instituto Osvaldo Cruz, que viria a chefiar a partir de 1917, continuando a obra do mestre e amigo Osvaldo Cruz. Em 1905 chefiou uma campanha profilática contra a malária, a convite da Companhia Docas de Santos. Na ocasião formulou a teoria domiciliar da transmissão da malária, posteriormente aceita em todo o mundo e graças à qual foi possível erradicar a moléstia com o emprego de inseticidas. Em 1907 foi designado para a chefia de uma comissão de estudos sobre a profilaxia da malária, em Minas Gerais, onde, dois anos mais tarde, descobriu o protozoário flagelado causador da doença de Chagas, ao qual deu o nome de Trypanosoma cruzi.
Após realizar um estudo epidemiológico completo em 52 cidades do vale amazônico entre 1911 e 1912, voltou ao Rio de Janeiro para, em 1918, chefiar a campanha contra a epidemia de gripe espanhola que assolou a cidade. No ano seguinte, nomeado diretor de Saúde Pública do Rio de Janeiro, realizou administração admirável pelas reformas e inovações que introduziu no sistema de serviços sanitários. Em 1925 foi indicado professor de medicina tropical pela congregação da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Carlos Chagas morreu no Rio de Janeiro, em 8 de novembro de 1934.

 

Veja também: