Carlo Maderno - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Carlo Maderno


  Biografias

Arquiteto e escultor notável, cujas fachadas determinaram o início do estilo barroco italiano, Carlo Maderno projetou várias igrejas romanas. Como escultor, celebrizou-se pela estátua jacente de santa Cecília, na igreja dedicada à santa em Trastevere, Roma.
Carlo Maderno nasceu em Bissone, Milão, em 1556. Começou a carreira de arquiteto em Roma, como adjunto do tio, Domenico Fontana, que o empregou como estucador e decorador. Sua primeira obra importante e inteiramente pessoal foi a fachada da igreja de Santa Susanna (1597-1603), que articulou com colunas e cornija, para provocar contrastes de luz e sombra.
Em 1603 foi nomeado arquiteto-chefe da basílica de São Pedro. Maderno acrescentou-lhe uma nave e iniciou a construção da fachada, com frontão central e coroada por estátuas, trabalhos que figuram entre os melhores que realizou. O único edifício projetado totalmente por ele foi a igreja de Santa Maria della Vittoria (1608-1620). Todos seus outros projetos, como Sant"Andrea della Valle e o palácio Barberini, foram apenas começados ou finalizados por ele. Em conjunto, sua obra marcou um momento de transição do gosto maneirista para o barroco. Maderno morreu em 30 de janeiro de 1629, em Roma.

 

Veja também: