Carlo Cattaneo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Carlo Cattaneo


  Biografias


A atividade de Carlo Cattaneo marcou o Risorgimento italiano do século XIX e ajudou a introduzir inovações técnicas e científicas na Itália.

Considerado o primeiro defensor do positivismo em seu país, Cattaneo nasceu em 15 de junho de 1801, em Milão. Formou-se em direito pela Universidade de Pádua, em 1824. Erudito, escreveu sobre literatura, artes, filosofia, linguagem, matemática, química, geologia e economia. Publicou, entre 1839 e 1844, o periódico Politecnico. Sua obra mais importante é Notizie naturali e civili sulla Lombardia (1844; Notícias naturais e sociais sobre a Lombardia).

Cattaneo fundou em 1848 o jornal Cisalpino, que reivindicava concessões por parte da monarquia austríaca que então dominava Milão. Naquele mesmo ano participou do conselho de guerra da revolta milanesa. Com a volta da ocupação austríaca, exilou-se em Paris e mais tarde em Lugano, na Suíça, e escreveu dois livros sobre a revolta.

Em 1859 voltou à cidade natal e reinaugurou seu jornal. Eleito deputado em 1867, não tomou posse por recusar-se a prestar juramento de lealdade à casa de Savóia, e continuou a fazer oposição à monarquia. Faleceu próximo a Lugano, em 6 de fevereiro de 1869.


Veja também: