Carl Wilhelm Scheele - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Carl Wilhelm Scheele


  Biografias

A despeito dos meios precários de que dispunha para trabalhar, o cientista sueco Carl Wilhelm Scheele tornou-se o principal descobridor de novos compostos e elementos químicos no século XVIII.
Carl Wilhelm Scheele nasceu em 9 de dezembro de 1742, em Stralsund, na Pomerânia, então pertencente à Suécia. Trabalhou como aprendiz de farmacêutico durante oito anos em Göteborg, antes de exercer funções semelhantes em Malmoe, em 1765, e Estocolmo, em 1768. Em 1770 mudou-se para Uppsala e publicou seu primeiro trabalho científico, relativo ao isolamento do ácido tartárico. Por volta de 1772, pelo menos dois anos antes de Joseph Priestley, conseguiu obter o oxigênio a partir do ácido nítrico, do salitre (nitrato de potássio), do dióxido de manganês, do óxido de mercúrio e de outras substâncias. Por causa da demora em publicar o resultado de suas experiências, ele dificilmente é citado como autor da descoberta.
Em 1775, quando foi eleito para a Academia Real de Ciências de Estocolmo, mudou-se para Köping, onde tornou-se proprietário de uma farmácia. Dois anos depois, publicou seu único livro, Abhandlung von der Luft und dem Feuer (Tratado sobre o ar e o fogo), em que desenvolve a teoria segundo a qual a atmosfera é composta de dois gases: um que propaga a combustão e o outro que evita. O primeiro é o oxigênio, o segundo, o nitrogênio. Entre suas descobertas estão a glicerina e os ácidos sulfídrico, cianídrico e fluorídrico, todos tóxicos. Scheele morreu em Köping, em 21 de maio de 1786.
<

Veja também: