Características do som - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Características do som


  Biofísica

O som, em termos breves, mas notáveis, é uma vibração que nossos ouvidos percebem pelo sentido da audição. Mais comumente, as vibrações chegam aos nossos ouvidos pelo ar. O ouvido então converte essas ondas sonoras em impulsos nervosos que são enviados ao nosso cérebro, onde os impulsos se tornam som. Para dizer tudo isso em uma linguagem mais técnica: o som é uma alternância na pressão, deslocamento de partícula ou velocidade de partícula propagada em um material elástico (Olson 1957).

O som também é uma série de compressões e rarefações mecânicas ou ondas longitudinais que se propagam sucessivamente através de meios que são pelo menos um pouco compressíveis. O que causa as ondas sonoras é conhecido como a fonte das ondas. Exemplos de fontes de sons são: Uma corda de violino que vibra ao ser dobrada ou puxada.

As quatro características do som são frequência, comprimento de onda, amplitude e velocidade.

A frequência do som é o número de oscilações da pressão do ar por segundo em um ponto fixo ocupado por uma onda sonora.

A amplitude é a magnitude da mudança da pressão do som dentro da onda. Basicamente, essa é a quantidade máxima de pressão em qualquer ponto da onda sonora. Uma onda sonora é causada literalmente por aumentos na pressão em certos pontos, causando um efeito dominó para fora. Os pontos de pressão mais alta são as cristas de uma onda sonora e, atrás deles, estão os pontos de baixa pressão que os seguem. Eles são conhecidos como vales em um gráfico de comprimento de onda.

A velocidade de propagação do som depende muito do tipo, temperatura e pressão do meio através do qual ele se propaga. Como o ar é quase um gás perfeito, a velocidade do som não depende da pressão do ar.

A faixa de frequência do som audível para humanos é de aprox. entre 20 e 20.000 Hz. Este intervalo varia entre os indivíduos e diminui à medida que aumenta a idade. Os sons começarão a danificar nossos ouvidos a 85 dB SPL e os sons acima de aproximadamente 130 dB SPL causarão dor, por isso são conhecidos como: limiar da dor. É claro que, mais uma vez, essa faixa varia entre os indivíduos e muda com a idade.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados