Candiru - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Candiru


  Taxonomia

Peixes hematófagos, ou sugadores de sangue, os candirus são perigosos para os seres humanos, pois podem penetrar na uretra, vagina e outras partes do corpo, causando hemorragias profundas.

O candiru é um minúsculo peixe de couro, da ordem dos siluriformes, família dos tricomicterídeos, que povoa sobretudo os rios da Amazônia. A espécie mais conhecida, Vandellia cirrhosa, atinge no máximo oito centímetros de comprimento. De tonalidade leitosa, tem a abertura das guelras guarnecida de espinhos e a nadadeira caudal truncada verticalmente. Os exemplares menores, de três a quatro centímetros de comprimento, são os mais perigosos para o homem.

De coloração pardo-clara e ventre amarelado é o candiru Homodiaetus maculatus, que ataca peixes mantidos em viveiros, aderindo a suas nadadeiras e brânquias para sugar-lhes o sangue. A espécie Stegophilus insidiosus, também com espinhos na abertura das guelras, é encontrada nos rios São Francisco e das Velhas. Chamam-se também por esse nome duas espécies da família dos cetopsídeos -- o candiru-açu (Cetopsis caecutiens) e o candiru-vermelho (Hemicetopsis candiru) -- peixes fluviais da Amazônia, também de couro, de porte muito maior, oscilando em torno de trinta centímetros.


Veja também: