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Canal da Mancha


  Geografia Fisica
Inicialmente fator de isolamento das ilhas britÔnicas com relaþÒo ao continente europeu, o canal da Mancha tornou-se nos sÚculos XIX e XX uma das principais vias de comunicaþÒo entre a Franþa e a GrÒ-Bretanha, especialmente ap¾s a inauguraþÒo do Eurot·nel em 1994.
Canal da Mancha Ú um mar estreito que separa a Franþa da GrÒ-Bretanha, no oceano AtlÔntico. Com superfÝcie de 75.000km2, abre-se para o oceano a oeste, onde sua largura chega a 180km, e comunica-se com o mar do Norte, a leste, pelo estreito de Calais (Pas-de-Calais) ou estreito de Dover. A profundidade varia de 120m na porþÒo ocidental atÚ 45m na oriental. Resultante de um complexo processo de dobramento ocorrido durante o perÝodo tercißrio, hß quarenta milh§es de anos, o canal apresenta fundo arenoso, mais plano a oeste do que a leste.
A tradicional ind·stria pesqueira declinou ao longo do sÚculo XX como conseq³Ûncia do progresso da pesca em ßguas profundas, da exaustÒo dos recursos e da poluiþÒo. O bom clima da regiÒo, associado Ó beleza das praias, estimulou o turismo nos dois lados do canal, inicialmente nos elegantes balneßrios do final do sÚculo XVIII. Os portos mais importantes do canal da Mancha sÒo os de Portsmouth, Plymouth e Southampton, no Reino Unido, e Havre, Boulogne-sur-Mer e Calais, na Franþa.
AtÚ a dÚcada de 1980, o intenso trßfego de carga e de passageiros entre a Franþa e a GrÒ-Bretanha contava apenas com linhas aÚreas e barcas que cruzam o canal. A idÚia de construir um t·nel entre os dois paÝses data de 1802, mas problemas polÝticos e econ¶micos obstruÝram a realizaþÒo do projeto ao longo dos sÚculos XIX e XX. Finalmente, em 1987, iniciou-se a construþÒo do t·nel, concluÝdo sete anos depois. O Eurot·nel, como passou a ser chamado, liga Calais, na Franþa, a Folkstone, no Reino Unido.

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