Canaã - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Canaã


  Geografia Fisica
Na região de Canaã, situada no cruzamento de importantes civilizações antigas, mesclaram-se  elementos culturais de diversas origens: egípcios, micênicos, cretenses, hurrianos e mesopotâmicos.
O nome Canaã aparece em inscrições cuneiformes, egípcias e fenícias. No Antigo Testamento, a região é identificada com a Terra Prometida dos israelitas. A variação entre as diversas fontes históricas não permite estabelecer precisamente os limites da região. Arqueólogos e historiadores costumam chamar de Canaã a área correspondente, nos tempos pré-históricos e pré-bíblicos, à Cisjordânia, com eventual inclusão da Fenícia e, por vezes, da Síria. A palavra viria de um vocábulo semítico referente à "púrpura avermelhada" de uma lã produzida na região.
Os vestígios da ocupação humana em Canaã remontam aos períodos paleolíticos e mesolíticos, mas as primeiras cidades e aldeias fixas datam do neolítico. Na idade do bronze, durante a primeira metade do segundo milênio a.C., povos semitas começaram a aparecer na região; os amorritas, vindos do nordeste, tornaram-se então predominantes, e egípcios, hicsos e hurrianos também ali se estabeleceram. São dessa época os primeiros registros históricos.
Entre os séculos XVI e XIII a.C., o domínio sobre Canaã era principalmente egípcio, ameaçado pelas investidas hititas. Ocorreram então incursões guerreiras de grupos nômades multiétnicos semitas, conhecidos como habirus, que os historiadores geralmente identificam como os primeiros hebreus. O declínio da dominação egípcia e hitita, ao final do século XII a.C., coincidiu com o estabelecimento dos israelitas, que ocuparam inicialmente as colinas e a área meridional, lutando contra clãs e povos locais. No século seguinte, os filisteus, aparentemente vindos de Creta, ocuparam a faixa litorânea meridional e fundaram uma aliança de cinco cidades-estados. No século X a.C., os israelitas, sob a liderança do rei Davi, derrotaram os filisteus e consolidaram sua vitória sobre o povo local, os cananeus, que terminaram por se extinguir. A partir de então, a região de Canaã tornou-se, na prática, a terra de Israel.
As informações a respeito da religião seguida em Canaã antes da presença israelita provêm de achados arqueológicos ugaríticos, no litoral norte da Síria. O deus principal era El; as chuvas e a fertilidade constituíam o domínio de Baal. Outros deuses eram Reshef (da peste e do mundo inferior), Ashera (esposa de El) e Astartéia (deusa da fertilidade).
A língua cananéia pertencia ao grupo semita e era próxima do hebreu arcaico. Foram os cananeus, ao que tudo indica, o primeiro povo a empregar o alfabeto: inscrições do fim da idade do bronze, encontradas na região, são tidas como a origem do alfabeto fenício. Além de tal alfabeto arcaico, empregava-se corretamente a escrita cuneiforme silábica da Mesopotâmia. Outro tipo, muito peculiar, de escrita cuneiforme foi descoberto no norte da Síria.
y ciali

Veja também: