Camillo Golgi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Camillo Golgi


  Biografias
Pelas descobertas que fez sobre a estrutura do sistema nervoso humano, Golgi recebeu o Prêmio Nobel de medicina ou fisiologia de 1906, em conjunto com o histologista espanhol Santiago Ramón y Cajal.
Camillo Golgi nasceu em Corteno, perto de Brescia, Itália, em 7 de julho de 1844. Entre 1872 e 1875, com recursos rudimentares, descobriu o método da coloração do tecido nervoso com nitrato de prata. Demonstrou depois a existência de um tipo de célula nervosa, batizada de célula de Golgi, com ramificações pequenas -- dendritos -- pelos quais se conectam a outras células nervosas. A descoberta permitiu que o cientista alemão Wilhelm von Waldeyer-Hart e Ramón y Cajal definissem célula nervosa como unidade estrutural básica do sistema nervoso, ponto crucial para o progresso da neurologia moderna.
Em 1875 Golgi foi nomeado para a Universidade de Pavia, e em 1876 descobriu o tendão de Golgi, ponto terminal das fibras sensoriais nervosas. Em 1883, descobriu a presença, nas células nervosas, de uma rede irregular de fibrilas, cavidades e grânulos, chamada complexo de Golgi, fundamental na constituição de membranas, armazenamento de proteínas e lipídios e transporte de partículas através da membrana celular. Golgi morreu em Pavia, em 21 de janeiro de 1926.

Veja também: