Calouste Gulbenkian - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Calouste Gulbenkian


  Biografias
Por disposição testamentária, os bens deixados pelo armênio Calouste Gulbenkian foram integrados a uma fundação, cujo objetivo é promover a caridade, a educação, a arte e a ciência.
Calouste Sarkis Gulbenkian nasceu em 1869 em Scutari, Turquia. Estudou em Londres, naturalizou-se inglês em 1902 e adotou a cidadania iraniana em 1926. Era cônsul-geral do Irã em Paris quando irrompeu a segunda guerra mundial e, em 1942, refugiou-se em Portugal, onde fixou residência. Em seus palácios de Londres e Paris, reuniu uma fabulosa coleção de arte.
Destinou a maior parte de sua fortuna, acumulada na indústria e no comércio do petróleo, além de quadros e objetos de arte, à fundação que leva seu nome, criada em 1955 em Portugal. A Fundação Gulbenkian desenvolve atividades também em outros países, notadamente o Reino Unido, o Iraque e vários outros do Oriente Médio. Em sua sede, em Lisboa, acha-se instalado desde 1969 o Museu Gulbenkian, que abriga a coleção de arte legada pelo filantropo, e constantemente ampliada mediante aquisições, com mais de três mil peças de pintura, escultura, cerâmica, tapeçaria, mobiliário, argentaria e numismática. Calouste Gulbenkian morreu em Lisboa, em 20 de julho de 1955.
ne-sicuro/ >levi

Veja também: