Caloria - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Caloria


  Bioquímica

Para medir o calor, criou-se um conjunto de unidades diferentes das utilizadas para quantificar a energia. Essa dissociação entre os estudos energéticos e os estudos calorimétricos possibilitou o estabelecimento do conceito de caloria.

Inicialmente, a caloria foi definida como a quantidade de calor necessária para elevar em um grau centígrado a temperatura de um grama de água.

Entretanto, os resultados experimentais demonstraram a imprecisão dessa teoria, uma vez que o calor necessário para aumentar em um grau a temperatura da água depende do nível de calor em que esta se encontre. Por exemplo, para que um grama de água passe de Oo C para 1o C é necessária uma quantidade de calor 1,01 vezes maior do que a usada para esquentar a mesma massa de 20o para 21o C. A fim de solucionar esse problema denominou-se como caloria 15o C o calor necessário para elevar a temperatura da água de 14,5o C para 15,5o C à pressão de uma atmosfera.

Uma vez estabelecido que o calor é uma forma de fluxo de energia observado entre corpos com temperatura diferente e que a temperatura pode elevar-se pela dissipação do trabalho mecânico, buscou-se a relação entre a caloria e as outras unidades de energia, inclusive o joule; e após várias medidas efetuadas concluiu-se que uma caloria 15o C é igual a 4,1858 joules (essa relação é conhecida como o equivalente mecânico do calor). Entretanto, a fim de eliminar qualquer tipo de ambigüidade experimental, e para que a definição de caloria não tivesse como base uma substância em particular, uma comissão internacional adotou a caloria IT (International Table), obtida a partir das unidades de energia, de acordo com os seguintes termos:
Uma caloria IT corresponde a 1/860 watts/hora e a 3.600/860 joules, que até a quarta casa decimal é 4,1860 joules. O número 860 foi escolhido de maneira que a caloria IT coincidisse aproximadamente com a caloria 15o C. O caráter energético do calor impôs que sua grandeza fosse expressa nas unidades correspondentes à energia, para que se pudesse obter um melhor conhecimento de sua natureza física.

Entretanto, o uso da caloria encontra-se muito difundido; e essa unidade coexiste com outras, como a British Thermal Unit (unidade térmica britânica ou BTU), cuja utilização é limitada ao mundo anglo-saxão. Além de ser utilizada na física e na engenharia, a caloria é usada de forma generalizada no ramo da dietética, para indicar a energia desprendida pela metabolização de cada alimento. O múltiplo da caloria, a quilocaloria (mil calorias), é também freqüentemente utilizado. As abreviaturas da caloria e da quilocaloria são, respectivamente, cal e kcal.


Veja também: