Cálcio - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cálcio


  Bioquímica
No início do século XIX, o químico inglês Humphry Davy detectou a presença de um elemento metálico no gesso e que também a cal era composta por oxigênio e um metal. Essa substância, que não existe em estado livre na natureza, embora faça parte da composição de diversos minerais, recebeu a designação de cálcio.
Cálcio é um elemento químico, de símbolo Ca, do grupo II da tabela periódica (metais alcalino-terrosos). Trata-se de um metal leve, de brilho prateado e considerável dureza. Seu ponto de fusão é de 842-848o C e o de ebulição eleva-se a 1.494oC.
Embora só se encontre em combinações minerais, o cálcio ocupa o quinto lugar entre os elementos mais abundantes na crosta terrestre (com cerca de 3,64%). O mais difundido dos minerais que o contêm é a calcita (variedade cristalina do carbonato de cálcio, CaCO3), que entra na composição do mármore, das rochas calcárias, das gredas e dolomitas, das estalactites e estalagmites, bem como de produtos orgânicos como o coral e as pérolas. Outros minerais em que entra o cálcio são a apatita -- fosfato de cálcio, Ca3(PO4)2 -- e o gesso -- sulfato de cálcio, CaSO4.
No corpo humano o cálcio representa cerca de dois por cento do peso total e é o principal componente inorgânico de dentes e ossos. Sua deficiência na dieta provoca nas crianças uma malformação óssea, conhecida como raquitismo. Essa doença pode também ter por causa uma carência de vitamina D, necessária para que o cálcio seja absorvido no organismo. Esse elemento é também imprescindível para o mecanismo da transmissão nervosa e para a contração muscular.
Obtém-se o cálcio mediante a redução de cal com alumínio em um meio quente e a baixa pressão. Em estado puro entra em ligas constituídas por diversos metais (chumbo, cobre, alumínio etc.). É empregado também como eliminador do enxofre nos derivados de petróleo e purificador de metais como o urânio ou o cromo. De seus principais compostos, a cal, óxido de cálcio, de fórmula CaO, é empregada como fertilizante e em numerosas reações químicas; o carbonato de cálcio, na construção e na cerâmica; a cal extinta -- hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 -- e o gesso, na construção; e o carboneto, Ca2C, como matéria-prima do acetileno.
a-online-t

Veja também: