Cal - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Cal


  Biografias
Os calcários e dolomitas são, provavelmente, as rochas sedimentares de maior interesse econômico, já que deles se obtém grande variedade de materiais -- como a cal, em suas diferentes formas.
Cal é um termo genérico pelo qual se designa principalmente o óxido de cálcio e que se estende a diversos produtos obtidos a partir da pedra calcária. Obtém-se cal pela calcinação do calcário a mil graus centígrados, condição em que ocorre a decomposição do carbonato e a eliminação de gás carbônico. O resíduo da reação é a cal viva, produto branco e sólido que contém óxido de cálcio e algum óxido de magnésio. Fazendo reagir a cal viva com água em quantidade suficiente apenas para hidratação, dá-se grande liberação de calor e se forma um pó branco e seco denominado cal apagada, extinta ou hidratada. Se a matéria-prima empregada for a dolomita (carbonato duplo de cálcio e magnésio), o produto da reação será a cal refratária ou dolomita inerte.
A adição de novas quantidades de água à cal hidratada leva à formação de uma pasta e depois de uma solução aquosa denominada leite de cal. A pasta é conhecida industrialmente como cal aérea ou cal hidráulica, dependendo do tipo e quantidade de substâncias que contenham além do calcário. A cal aérea pode conter substâncias orgânicas insolúveis, o que lhe dá constituição heterogênea. A cal hidráulica tem propriedades específicas devido às quantidades de sílica e alumina nela existentes: endurece dentro d"água da mesma forma que o cimento hidráulico.
A cal tem ampla aplicação na construção civil, principalmente em argamassas para assentamento de tijolos e revestimento de paredes e como estabilizador do solo na construção de estradas de terra. Na agricultura, é empregada para corrigir a acidez dos solos e como fonte de nutrientes para os vegetais. Como produto químico industrial, é empregada na fabricação do aço; na produção de magnésio; no tratamento dos minérios de alumínio, ouro e prata; na fundição e refino de cobre, zinco e outros metais; na fabricação de papel, carbonato de cálcio e vidro; no refino do açúcar; na indústria do cimento; e na produção de inseticidas. Como material refratário, é usada no revestimento de fornos e caldeiras. Encontra aplicação ainda na purificação da água e no tratamento de esgotos.