Braquiópodes - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Braquiópodes


  Invertebrados
Assemelhados aos moluscos, os braquiópodes constituem um filo de animais exclusivamente marinhos, com cerca de 260 espécies viventes. Foram descritas quase trinta mil espécies fósseis das eras paleozóica e mesozóica, que atingiram seu apogeu na última e, depois, diminuíram rapidamente. Ao que parece, estão em vias de extinção.
Braquiópodes são animais que apresentam um órgão especial para captura de alimento, o lofóforo, em torno da boca e com numerosos tentáculos ciliados. Como os moluscos, possuem um manto que segrega uma concha calcária com duas valvas. Nos braquiópodes, entretanto, as valvas ficam nas partes dorsal e ventral do corpo, enquanto nos bivalves elas se colocam lateralmente. Na maioria das espécies, a valva ventral é maior do que a dorsal e apresenta um pedículo que a fixa ao substrato. Certos gêneros, como Discinisca, têm a valva dorsal plana, de modo que o animal é achatado.
Em geral os braquiópodes vivem presos a rochas ou outros substratos duros, a pequenas profundidades. Algumas espécies, como as do gênero Lingula, vivem em buracos na areia ou no lodo. Esse gênero, o único dos atuais que já existia no período ordoviciano, manteve-se quase inalterado desde a era paleozóica.
ne-sicuro/

Veja também: