Bornéu - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Bornéu


  Geografia Fisica

Entreposto de relações comerciais com portugueses,  espanhóis e holandeses; reino islâmico até o século XIX; e cenário de batalhas entre japoneses e ingleses na primeira metade do século XX, Bornéu é ainda uma área de tensão entre a Indonésia, a Malásia e Brunei.
Uma das maiores ilhas do mundo, com área de 755.000km2, Bornéu localiza-se no arquipélago malaio e é banhada pelos mares da China, de Java e das Célebes. Três países independentes dividem seu  território: a Indonésia, que ocupa quase três quartos da ilha; a Malásia; e o sultanato de Brunei. A população é formada basicamente por daiaques, malaios islamitas e chineses, com uma pequena minoria de europeus.
Grande parte do território é cortada por rios navegáveis e coberta por floresta equatorial. A flora e a fauna são riquíssimas e abrigam espécies raras, como a raflésia -- uma das maiores flores do mundo, que chega a um metro de diâmetro e dez quilos -- orangotangos, leopardos, rinocerontes e imensa variedade de insetos.
Bornéu é pobre em recursos minerais, explorados desde o século XIX em pequena escala -- ouro, diamante, antimônio, mercúrio, bauxita, carvão, gesso e ferro. Tanto na ilha quanto na plataforma continental existem jazidas de petróleo. O solo é geralmente pouco fértil, com exceção das áreas vulcânicas, onde se cultivam arroz -- alimento básico da população -- milho, mandioca, pepino e abóbora. Além de pequenos seringais, há culturas experimentais de cacau, cânhamo e café. A colônia chinesa cultiva diversas variedades de pimenta. A ilha exporta sobretudo sagu, copra e pescado.
As primeiras informações sobre Bornéu chegaram à Europa no século XIV. Os portugueses e espanhóis estabeleceram relações comerciais com a ilha no século XVI; no século seguinte foram substituídos pelos holandeses, que exerceram grande influência nos reinos muçulmanos que dominavam a ilha. Em meados do século XIX, os ingleses conseguiram diminuir bastante a influência holandesa na ilha. O sultanato de Brunei foi originalmente um reino islâmico que até o século XIX chegou a ter sob seu controle grande parte da ilha. Na segunda guerra mundial, os japoneses invadiram Bornéu e expulsaram as forças holandesas e inglesas. Em 1949, a Indonésia anexou as possessões holandesas a seu território e, em 1963, os ingleses entregaram Sarawak e Sabah à Malásia.-now.com >where

Veja também: