Böhm-Bawerk - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Böhm-Bawerk


  Biografias

Participante da Primeira Escola Econômica Austríaca, também chamada de Escola Marginalista de Viena, Böhm-Bawerk é conhecido principalmente por sua teoria sobre o juro, por ele considerado o preço do tempo.

Economista austríaco, Eugen von Böhm-Bawerk nasceu em Brünn (Brno), a 12 de fevereiro de 1851. Formou-se em direito pela Universidade de Viena, onde foi aluno de Carl Menger, um dos criadores da escola marginalista de economia. Foi professor dessa universidade e, por duas vezes, de 1895 a 1898 e de 1900 a 1904, ministro das Finanças, tendo colaborado na reformulação do direito público austríaco.

Em sua obra, na qual se destacam Kapital und Kapitalzins (1884-1889; Capital e juros) e Geschichte und Kritik der Kapitalzins Theorien (1884; História e crítica da teoria do juro), considerou apenas a terra e o trabalho como fatores de produção. Segundo ele, o capital tem utilidade indireta, pois serve para tornar mais produtiva a conjugação dos outros fatores.

Böhm-Bawerk também criticou a teoria marxista do valor-trabalho, que só considerava admissível se o mercado de trabalho se apresentasse completamente homogêneo, em regime de perfeita concorrência. Faleceu em Viena a 27 de agosto de 1914.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados