Bioma Mata Atlântica - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Bioma Mata Atlântica


  Meio Ambiente

A Mata Atlântica corresponde a uma estreita faixa de floresta ao longo da costa brasileira. Considerada um dos mais importantes ecossistemas do mundo, esse bioma situa-se entre os litorais do Rio Grande do Norte e do Rio Grande do Sul.

As florestas da Mata Atlântica possuem uma grande variedade de vida animal e vegetal. Essa biodiversidade é contemplada com muitas espécies endêmicas, ou seja, que só existem em suas áreas.

Com tamanha importância, esse bioma é hoje vestígio do que foi a grande floresta tropical brasileira. Referência nacional e internacional em termos de paisagem e da própria biodiversidade, ele é atualmente um dos biomas mais ameaçados do mundo. Com uma história marcada pelas intervenções e alterações humanas, a Mata Atlântica continua sendo destruída para plantação de espécies exóticas de valor econômico como o pinus e o eucalipto. Além disso, a extração ilegal de palmitos e o extermino da fauna ameaçam a sua existência.

Com distintas temperaturas, frequência de chuvas, altitudes, proximidades com o oceano e composições do solo, a Mata Atlântica possui diferentes ecossistemas, a exemplo da Floresta Ombrófila Densa, Floresta de Araucária ou Ombrófila mista, Campos de Altitude, Restingas e Manguezais.

O saí-verde, o papagaio-de-peito-roxo, a gralha-azul, a perereca-de-capacete e a mão-pelada são alguns dos animais que habitam a Mata Atlântica. Entre as espécies de sua flora encontram-se, entre outros, bromélias, bambus, samambaias gigantes e orquídeas.

Veja também: