Billy Wilder - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Billy Wilder


  Biografias
Um dos maiores nomes da história do cinema, Billy Wilder teve êxito tanto do drama quanto no suspense e na comédia, além de revelar enorme talento na direção de atores.
Samuel Wilder, que adotaria o pseudônimo de Billy Wilder, nasceu em 22 de julho de 1906 em Sucha, Áustria (depois Polônia). Estudou na Universidade de Viena e trabalhou como repórter em Viena e Berlim. Depois do  roteiro de Menschen am Sonntag (1929; Gente endomingada), semidocumentário que co-dirigiu, fez roteiros para filmes alemães e franceses. A ascensão de Hitler em 1933 obrigou Wilder, de ascendência judaica, a emigrar para Hollywood, onde escreveu roteiros de comédias e melodramas para Ernst Lubitsch, Howard Hawks, Rouben Mamoulian e outros.
Sua estréia como diretor deu-se com a comédia The Major and the Minor (1942; A incrível Suzana), mas o êxito veio com Double Indemnity (1944; Pacto de sangue), baseado num romance de James M. Cain, que se tornou um clássico. Wilder passou o ano de 1945 na Alemanha, encarregado da Divisão de Guerra Psicológica do Exército americano. Depois da segunda guerra mundial, dirigiu e às vezes produziu filmes sobre temas até então evitados no cinema americano, como The Lost Weekend (1945; Farrapo humano), laureado com quatro Oscars, sobre alcoolismo, Stalag 17 (1953; Inferno nº 17), sobre prisioneiros de guerra e Irma la douce (1963), sobre prostituição.
Outros filmes, como Sunset Boulevard (1950; Crepúsculo dos deuses), ganhador de seis Oscars, e The Apartment (1960; Se meu apartamento falasse), analisavam o vazio da vida moderna. Todavia, alguns dos maiores filmes de Billy Wilder são comédias, como Sabrina (1954), Love in the Afternoon (1957; Amor na tarde), The Seven Year Itch (1955; O pecado mora ao lado) e Some Like It Hot (1959; Quanto mais quente melhor). Billy Wilder recebeu prêmios em 1986 e 1988 pelo conjunto de sua obra.

Veja também: