Bernhard Riemann - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Bernhard Riemann


  Biografias

Com seus estudos, o grande matemático alemão Bernhard Riemann influenciou profundamente a geometria e a análise e apresentou, com meio século de antecedência, as soluções dos espaços geométricos concebidos por Albert Einstein para a teoria da relatividade.

Georg Friedrich Bernhard Riemann nasceu em 17 de setembro de 1826 em Breselenz, Hanover, Alemanha. Em seus estudos universitários em Göttingen e Berlim, interessou-se pela teoria dos números primos, as funções elípticas e a geometria, que relacionou com as teorias mais avançadas da física. Em 1851, doutorou-se com uma tese sobre os fundamentos de uma teoria geral das funções, na qual estabeleceu relações entre os números complexos -- resultantes das raízes quadradas dos números negativos -- sob as leis matemáticas da geometria.

A definição de Riemann para a superfície multilateral, em que associa uma função de variável complexa a uma função de um só valor, contribuiu para o desenvolvimento da topologia, disciplina que estuda a estrutura e a métrica do espaço ideal. Em 1854 o matemático preparou a dissertação para ingressar como professor assistente em Göttingen. Abandonou então os postulados da geometria euclidiana de linha reta e paralelos e formulou uma geometria não-euclidiana semelhante às de Nikolai Lobatchevski e János Bolyai, que desconhecia.

O prestígio e a qualidade de sua obra, que levaram a posteridade a dar seu nome a vários métodos, teoremas e conceitos, lhe valeram a obtenção da cátedra de Göttingen em 1859. Acometido de tuberculose, Riemann morreu em Selasca, Itália, em 20 de julho de 1866.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados