Berílio - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Berílio


  Bioquímica
Em 1797, L. N. Vauquelin anunciou a descoberta de uma nova terra, a do berÝlio, comparando suas reaþ§es com as dos derivados de alumÝnio.
BerÝlio (Be), no passado chamado glucÝnio, Ú um elemento quÝmico do grupo dos metais alcalino-terrosos, cinza metßlico, do grupo IIa da tabela peri¾dica. Possui alta condutividade tÚrmica e elÚtrica e nÒo Ú magnetizßvel. Sua elasticidade Ú trinta por cento maior que a do aþo.
Suas ligas com o cobre, como o bronze de berÝlio, tÛm grande dureza e resistÛncia Ó traþÒo. Temperado com o aþo, resiste bem Ó fadiga, como tambÚm ao ßcido nÝtrico concentrado, mas, como o alumÝnio, nÒo resiste Ó aþÒo da soda cßustica. Sua resistÛncia ao ar atmosfÚrico deve-se a uma fina camada de ¾xido de berÝlio (BeO), que inibe a oxidaþÒo. Deve-se ter a mßxima cautela no manuseio de seus sais, pois sÒo t¾xicos, como, alißs, o pr¾prio metal.
O berÝlio Ú encontrado em diversos minÚrios, dos quais os mais importantes sÒo o berilo, o crisoberilo e a fenacita. Atualmente o metal Ú preparado pela eletr¾lise do tetrafluoreto de berÝlio e potßssio, ou pela reduþÒo do fluoreto de berÝlio com o magnÚsio. Suas aplicaþ§es industriais em larga escala comeþaram na dÚcada de 1950. Por sua dureza e resistÛncia Ó traþÒo, Ú usado na fabricaþÒo de molas, escovas e anÚis coletores de motores de alta rotaþÒo e trens de aterrissagem de aviÒo. ╔ aplicado como moderador ou refletor, pois tem baixa absorþÒo de nÛutrons, e tambÚm nas janelas dos tubos de aparelhos de raios X, pela extrema transparÛncia a esses raios.

Veja também: