Bartolomeu Lourenço de Gusmão - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Bartolomeu Lourenço de Gusmão


  Biografias
A capacidade inventiva e imaginação do padre brasileiro Bartolomeu de Gusmão contribuiu, ainda que de forma precária, para o início da aeronavegação.
Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em Santos SP em dezembro de 1685. Cursou com o irmão, Alexandre de Gusmão, o seminário jesuíta de Belém da Cachoeira, na Bahia, onde se tornou noviço. Ordenado, mudou-se para Lisboa em 1701. De volta a Salvador, construiu uma bomba elevatória para abastecer o colégio dos padres com a água do rio Paraguaçu. Foi essa sua primeira invenção.
De volta a Portugal, apresentou a D. João V uma petição de privilégio, na qual dizia haver inventado um aparelho voador, capaz de fazer "200 e mais léguas por dia". Entretanto, são imprecisas e contraditórias as notícias sobre as experiências com o engenho, denominado "passarola" ou "balão de são João". Consistia numa esfera de papel, no interior da qual ardia uma chama. Alguns testemunhos dizem que na primeira apresentação, diante do rei, o balão subiu efetivamente a uma altura de 4,60m antes de queimar-se. Outros informam que o engenho era uma armação de vime coberta de papel que teria subido a uma altura de sessenta metros, a mesma da torre de Lisboa.
Na terceira tentativa, a passarola, movida a ar quente, teria voado diante do rei e da rainha, na Casa da Índia, e descido no terreiro do Paço, em 8 de agosto de 1709. A partir de então, famoso, Gusmão passou a ser chamado de "padre voador".
O padre Bartolomeu de Gusmão foi vítima de insidiosa campanha de difamação. Acusado pela Inquisição de simpatizar com cristãos-novos perseguidos pelo Santo Ofício, foi obrigado a fugir para a Espanha, onde se recolheu ao hospital de Toledo. Pelas declarações que seu irmão mais moço, frei João Álvares de Santa Maria, fez à Inquisição espanhola, o padre Gusmão estaria sofrendo das faculdades mentais. Este, provavelmente, foi um argumento astucioso para salvar sua vida.
O padre Gusmão, conhecido também por seus dotes oratórios, inventou ainda outras máquinas e equipamentos: um moinho mais veloz que os existentes então; um sistema de lentes para assar carne ao sol, inspirado, como a própria passarola, nos ensinamentos de Arquimedes; e maquinaria para exploração racional de tufeiras. Seu aeróstato é conhecido internacionalmente como o primeiro do gênero. Bartolomeu de Gusmão morreu em Toledo, Espanha, em 19 de novembro de 1724.

Veja também: