Barão de Macaúbas - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Barão de Macaúbas


  Biografias
Professor de duas das mais expressivas personalidades da cultura baiana -- Castro Alves e Rui Barbosa -- o barão de Macaúbas revolucionou o ensino brasileiro.
Abílio César Borges nasceu em 9 de setembro de 1824, no município baiano de Rio de Contas (ex-Minas do Rio de Contas). Formou-se em medicina no Rio de Janeiro RJ, onde se doutorou em 1847. Diretor da instrução pública na Bahia, fundou em Salvador o Ateneu Barrense e o Ginásio Baiano (1858). Em 1871, mudou-se para o Rio, onde fundou o Colégio Abílio, e dez anos depois outro, com o mesmo nome, na cidade mineira de Barbacena.
Criador do livro didático brasileiro, Macaúbas lutou também pela abolição dos castigos físicos nas escolas. No entanto, Raul Pompéia, também seu aluno, retratou-o cruelmente no romance O ateneu, em que o transfigurou no personagem Aristarco, o prepotente e injusto diretor do colégio. Nisso, porém, foi desmentido por Luís Edmundo, outro de seus ex-alunos. Em 1881, o mestre recebeu o título de barão, por decreto imperial. Expôs suas idéias pedagógicas no volume Lei nova do ensino infantil (1884). Morreu em 16 de fevereiro de 1891, no Rio de Janeiro.
ext

Veja também: