Baldassare Castiglione - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Baldassare Castiglione


  Biografias

Por meio de uma única obra, Baldassare Castiglione tornou-se o árbitro das maneiras aristocráticas do Renascimento e ofereceu o modelo do novo cavalheiro da época.
Castiglione nasceu em Casatico, perto de Mântua, Itália, em 6 de dezembro de 1478. Oriundo de uma família de antiga nobreza, teve educação humanística e, depois de conhecer diversas cortes italianas, entrou em 1507 para o serviço de Guidobaldo de Montefeltro, duque de Urbino -- de quem foi embaixador na Inglaterra e na França --, e mais tarde do sucessor desse, Francesco Maria della Rovere, a quem acompanhou em campanhas militares. Durante sua estada em Urbino teve contato com alguns dos maiores intelectuais da época, como Pietro Bembo, e escreveu, entre outras obras, a écloga dramática Tirsi (1506).
Em 1513 foi enviado como embaixador à corte do papa Leão X, em Roma. Ali iniciou seu célebre Il cortegiano (O cortesão), obra concluída cinco anos depois em Mântua, e só publicada em 1528. Nos diálogos desse livro, cujos interlocutores são personagens que o autor conhecera em Urbino, Castiglione expõe o ideal do cavalheiro renascentista, que, como na Idade Média, devia ser gentil no amor e hábil no uso das armas, mas cultivar também a poesia e a música e apreciar as demais artes.
Caído em desgraça perante o papa em 1527, por não ter previsto e anunciado o saque de Roma pelas tropas do imperador Carlos V da Alemanha (Carlos I da Espanha), pediu acolhida a este. Morreu em Toledo, Espanha, em 2 de fevereiro de 1529.

 -

Veja também: