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B. F. Skinner


  Biografias
Como behaviorista, Skinner acreditava que o comportamento Ú uma reaþÒo do indivÝduo ao ambiente. Defendia o estudo experimental dessa resposta como o meio mais direto de conhecer a natureza humana.
Burrhus Frederic Skinner nasceu em Susquehanna, Estados Unidos, em 20 de marþo de 1904. Seu interesse pela psicologia foi despertado pelo trabalho do fisiologista russo Ivan Pavlov sobre o reflexo condicionado, por artigos de Bertrand Russell sobre o behaviorismo e pelas idÚias de John B. Watson, fundador do behaviorismo. Em 1931 doutorou-se pela Universidade de Harvard e ali trabalhou como pesquisador durante cinco anos. Iniciou suas atividades docentes na Universidade de Minnesota em 1936, onde publicou seu primeiro livro: The Behavior of Organisms (1938; Comportamento dos organismos). No estudo da interaþÒo entre o indivÝduo e o meio, Skinner descartou a existÛncia de motivaþ§es psÝquicas para o comportamento humano, que, para ele, era programado, na verdade, pelas condiþ§es impostas pelo ambiente.
Em 1945, como professor de psicologia da Universidade de Indiana, Skinner ficou amplamente conhecido depois que inventou uma espÚcie de berþo, que consistia numa caixa esterilizada e Ó prova de som, cujo objetivo era oferecer o ambiente ideal Ó crianþa atÚ os dois anos de idade. Em 1948, publicou uma de suas obras mais polÛmicas, Walden Two (1948; Walden dois), romance sobre a vida numa comunidade ut¾pica projetada segundo seus pr¾prios princÝpios de engenharia social.
A partir de 1948, quando passou a lecionar na Universidade de Harvard, Skinner influenciou uma geraþÒo de psic¾logos e inventou vßrios tipos de equipamentos experimentais, com os quais treinou animais de laborat¾rio para executarem tarefas complexas e, por vezes, excepcionais. Entre os exemplos mais interessantes estß o dos pombos que aprenderam a jogar tÛnis de mesa. Uma de suas invenþ§es mais famosas, a caixa de Skinner, uma gaiola cuja manipulaþÒo correta pelo animal fornece uma sÚrie de recompensas, foi adotada pela pesquisa farmacÛutica para observar o efeito das drogas sobre o comportamento de cobaias.
As experiÛncias sobre treinamento animal levaram Skinner a formular os princÝpios da instruþÒo programada, que, segundo acreditava, podia ser realizada com a ajuda das chamadas mßquinas de ensinar. SÒo de fundamental importÔncia para esse mÚtodo os conceitos de reforþo e recompensa. O estudante, ao usar a mßquina de acordo com seu pr¾prio ritmo de aprendizado, Ú recompensado por responder corretamente Ós perguntas sobre o tema estudado, o que reforþa o aprendizado.
AlÚm do amplamente difundido Science and Human Behavior (1953; CiÛncia e comportamento humano), Skinner escreveu diversos outros livros, entre os quais Verbal Behavior (1957; Comportamento verbal), The Analysis of Behavior (1961; A anßlise do comportamento) e Technology of Teaching (1968; Tecnologia de ensino). No ensaio Beyond Freedom and Dignity (1971; AlÚm da liberdade e da dignidade), argumenta que os conceitos de liberdade e dignidade podem levar Ó autodestruiþÒo e formula o conceito de "tecnologia do comportamento". Sua autobiografia em trÛs volumes saiu entre 1976 e 1979, e seu ·ltimo trabalho, Recent Issues in the Analysis of Behavior (Quest§es recentes na anßlise do comportamento), em 1989. Skinner morreu em Cambridge, Massachusetts, em 18 de agosto de 1990.

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