Avelã - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Avelã


  Botânica

Apreciada desde a antiguidade, a aveleira é símbolo da fecundidade na Europa central e nela se baseiam numerosas tradições populares daquela região.

Avelã é o fruto da aveleira (Corylus avellana), o mesmo que avelaneira ou avelãzeira, árvore de folhas caducas da família das betuláceas, muito difundida no hemisfério norte. Chega a alcançar seis metros de altura e seu tronco tem córtex avermelhado. As folhas apresentam aspecto entre o oval e o cordiforme (isto é, em forma de coração). As flores, minúsculas e quase imperceptíveis, constam unicamente dos elementos reprodutores e se agrupam para formar os chamados amentilhos, semelhantes a réstias pendentes, os masculinos, e eretas, os femininos.

As avelãs são comestíveis, têm cor parda e acham-se envolvidas por uma cobertura coriácea. Concentram-se em grupos de três e cada fruto é rodeado por uma folha protetora ou bráctea. A avelã contém aproximadamente sessenta por cento de gordura e 16% de proteínas e sua digestão é mais fácil que a da noz. Entra na fabricação de alimentos como chocolates e produtos de confeitaria.

A aveleira prefere climas temperados, não muito frios, e requer solo calcário. Não se desenvolve em terrenos arenosos ou encharcados. Outra espécie do mesmo gênero é a aveleira turca (Corylus colurna), arbustiva e própria dos Balcãs.


Veja também: