August von Wassermann - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

August von Wassermann


  Biografias
A reação de Wassermann, exame de sangue para diagnóstico da sífilis aplicado pela primeira vez no início do século XX, continuava a ser empregado com bons resultados quase cem anos mais tarde, em combinação com outros métodos.
August von Wassermann nasceu em Bamberg, Baviera, Alemanha, em 21 de fevereiro de 1866. De 1890 a 1913 trabalhou no Instituto Robert Koch, especializado em doenças infecciosas, em Berlim, onde dirigiu o departamento de terapia experimental e pesquisa do soro sangüíneo. Nesse período, em colaboração com o dermatologista Albert Neisser, criou um teste para detectar no organismo humano o protozoário Spirochaeta pallida, agente causador da sífilis, chamado posteriormente de Treponema pallidum.
Foi diretor do departamento de terapia experimental do Instituto Kaiser-Wilhelm, em Berlim, até 1925, ao mesmo tempo em que estabelecia métodos de diagnóstico da tuberculose. Escreveu, junto com o bacteriologista alemão Wilhelm Kolle, a obra Handbuch der pathogenen Mikroorganismen (1903-1909; Manual de microrganismos patogênicos), em seis volumes. Wassermann morreu em Berlim, Alemanha, em 16 de março de 1925.
ext-inde

Veja também: