August Kekulé von Stradonitz - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



August Kekulé von Stradonitz


  Biografias
Um sonho com uma serpente enroscada mordendo o rabo inspirou Kekulé a conceber a estrutura da molécula de benzeno, em forma de anel.
Friedrich August Kekulé von Stradonitz nasceu em 7 de setembro de 1829, em Darmstadt, no estado alemão de Hesse. Começou a estudar arquitetura na Universidade de Giessen, mas transferiu-se para o curso de química, sob a influência de Justus von Liebig. Depois de se doutorar, em 1852, foi estudar em Paris, onde conheceu Charles-Frédéric Gerhardt, a partir de cuja teoria dos tipos desenvolveu suas próprias idéias. Tornou-se professor na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, em 1856, e assumiu a cadeira de química da Universidade de Gand, na Bélgica, em 1858. No mesmo ano, demonstrou que o carbono é tetravalente e que os átomos do elemento podem associar-se para formar longas cadeias. Essa idéia, que abriu caminho para a compreensão dos compostos alifáticos, foi anunciada quase simultaneamente, mas de forma independente, por Archibald Scott Couper.
Em 1865, quando se mudou para Bonn, Kekulé descobriu a estrutura cíclica do benzeno. Realizou trabalhos importantes sobre fulminato de mercúrio, ácidos insaturados e tioácidos -- ácidos orgânicos em cuja estrutura está presente o enxofre. Deixou um valioso compêndio, Lehrbuch der organischen Chemie (1861-1887; Tratado de química orgânica), em quatro volumes, além de trabalhos em revistas científicas. Kekulé morreu em Bonn, em 13 de julho de 1896.

Veja também: