As Mudanças no Clima - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

As Mudanças no Clima


  Meio Ambiente

Apesar de todos os estudos no que se refere ao aquecimento global, à verdade é que ainda não temos resultados que possamos dizer serem conclusivos a respeito da interferência do homem nas alterações que vem ocorrendo. A pura verdade é que os efeitos que as mudanças no clima vêm provocando já não são mais coisa do futuro e isso pode ser facilmente comprovado com a observação de vários dos efeitos mais adversos dos dias atuais que é a elevação do nível do mar, aumento no número de ciclones, maior freqüência de tempestades de neve e chuvas fortes, ressecamento do solo muito mais rápido e intenso e a água doce que vem sofrendo alterações em seu suprimento. Tudo isso vem sendo mostrado através de publicações feitas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

Transformações em Outras Eras

Devemos estar cientes de que os estudos que hoje se procedem a respeito das alterações climáticas que vem acontecendo a nível mundial não são determinantes no que se refere ao fato de que ações da humanidade tenham a ver com estas mudanças. O que se sabe de alterações acontecidas em outras eras é que as mudanças no clima obedecem a processos cíclicos passando de períodos úmidos a secos, o que se chama de glaciações, entretanto o que temos de certeza é que as alterações são comprovadas com facilidade especialmente em se tratando de micro-climas. Os furacões devastadores podem ser considerados como desastres naturais, simplesmente assim? Não serão tão devastadores devido a alguma interferência sofrida no clima? São muitas as perguntas ainda sem respostas, porém as possibilidades de que tenham a ver com os processos de industrialização dos últimos 200 anos é bastante grande.

 

Perdas com o Inesperado

Quando estamos tratando de questões ambientais, o inesperado pode trazer prejuízos incalculáveis e o pior é que estes em geral não se restringem apenas as perdas materiais e se tornam irreparáveis na medida em que envolvem as vidas humanas que podem ser destruídas, muitas vezes de um único golpe que ceifa milhares de pessoas como temos assistido atualmente com vidas perdidas devido a catástrofes climáticas. Quando essas coisas acontecem é que temos a real dimensão de como nós somos pequenos diante da força da natureza e como esta pode se insurgir contra o homem respondendo as agressões que vem sofrendo através dos séculos. Mais recentemente os terremotos no Haiti, no Chile, chocaram o mundo com milhares de mortos e se no passado não existiam maneiras de medir essas catástrofes, hoje as novas tecnologias permitem não só dar a exata dimensão do que acontece, mas também aprimorar conhecimentos para poder prever com mais exatidão e assim salvar vidas.

 

nline

Veja também: