As duas Alianças - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

As duas Alianças


  Dinâmicas

Duração: 45min a 1h.
Material: Trazido pelo organizador: 1 plástico preto (aprox. 4x6m), material para a Santa Ceia e componentes do altar; Cds e aparelho de som

Pedir antecipadamente aos participantes que tragam no dia do encontro as seguintes peças (esta é a lista completa, distribua as peças de acordo com o número de participantes):
4 folhas de cartolina azul claro e 4 de azul escuro; 6 cartolinas marrom cortadas em forma de morros; cartolinas verdes cortadas em forma de árvores (na altura da cartolina) e/ou ramos, flores ou folhagens naturais; sol, estrelas e lua; pássaros, animais, peixes e pessoas (cortar de revistas, bonecos e bichos de pelúcia, dobraduras...); fitas ou tiras de aprox. 1 metro (pode ser pano ou papel) nas cores azul, vermelho, amarelo; uma pomba branca com ramo; toalha branca (pequena) e vendas para os olhos.

Foi preparada para um encontro de casais e propõe oferecer aos participantes uma visão abrangente de três momentos fundamentais na história da humanidade temente a Deus, enfocando a "criação do mundo"; "o dilúvio e a aliança Divina"; "a crucificação e a nova aliança em Cristo".
Encerra-se a dinâmica com a "nova Aliança" do Cristianismo: A Santa Ceia, administrada em comunidade.


Os Participantes: Para um bom resultado desta dinâmica, recomenda-se a média de 20 pessoas (ou mais...) É interessante que os participantes não saibam detalhes da dinâmica, mas serão previamente convidados a trazerem os materiais e elementos necessários.

Preparação prévia:


Dos organizadores:
- informar aos integrantes (antecipadamente) a(s) peça(s) que deverão trazer;
- preparar (meia hora antes, no mínimo, o local da dinâmica, verificando se tem os hinários na quantidade certa, o plástico preto estendido no chão, os elementos da Eucaristia (à mão, fora da área da dinâmica), a música ambiente.
Do participante:
- Trazer as peças que lhe compete, a Bíblia e estar presente pontualmente.

A Dinâmica:
Introdução: Esta dinâmica quer nos oferecer uma oportunidade de conferirmos a realidade das duas "Alianças" que o Trino Deus nos garantiu, ontem e hoje e para sempre. Convidamos portanto a todos para formarmos um círculo ao redor deste plástico preto (podem subir nele)

Cantar o hino 248

Queremos realizar esta dinâmica, em "nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, enfim, da Santíssima Trindade a quem damos honra e louvor.
Cada integrante deverá colocar agora a "venda nos olhos". Uma pessoa conduz o grupo a formar uma espiral bem apertada no centro do plástico; não se assustem com incertezas, barulhos, sensações estranhas, e assim permaneçam bem apertados um contra o outro, enquanto escutam a leitura: Gênesis: 1, 1-2

O condutor desfaz a espiral enquanto é lido Gênesis: 1, 3-6. Podem retirar as vendas dos olhos enquanto caminham de volta ao círculo.

Formar um círculo ao redor do plástico e, de acordo com a leitura bíblica cada participante deverá colocar sobre o plástico, a(s) peça(s) que está(ão) em seu poder, à moda e maneira que lhe convier...: (Sempre atuar após a leitura)
Gn: 1, 7-8 (céu e água);
Gn: 1, 9-10 (terras, morros);
Gn: 1, 11-13 (vegetações);
Gn: 1, 14-19 (sol, lua, estrelas);
Gn: 1, 24-25 (animais);
Gn: 1, 26-27 (Adão, Eva, pessoas)

Todos se dão as mãos e recebem a bênção Divina : Gn: 2, 3

O dilúvio... (neste momento alguém deve revolver a cena montada sobre o plástico... deixar tudo no centro, revolvido - pegar o plástico pelas pontas e juntar todo o conteúdo no centro e abrir novamente o plástico)
Ler: Gn: 7, 17-19 e 22

A primeira aliança: Ler Gn: 9, 11-13 e 16
Convidar após a leitura, os participantes a refazem o painel e o participante que trouxe as fitas coloridas a arrumar um arco-íris e colocar a Pomba da Paz.

Apelo: "Vinde e unamo-nos ao Senhor, em aliança eterna que jamais será esquecida" (Jr: 50, 5)
MAS ... a realidade humana foi e é diferente...

A crucificação : O Cordeiro
"Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo..."(Jo: 1,29)
Colocar o Crucifixo no centro do painel, sobre a toalha branca e Ler Mc: 14, 1-2 e...38

A nova Aliança: neste momento, prepara-se o Altar (sobre a toalha onde já está o Crucifixo) e os elementos da Eucaristia.
Todos em círculo colaboram, os participantes responsáveis pelos castiçais, crucifixo, flores, e elementos (pão, vinho, cálice) preparam a Mesa do Senhor.
Cantar hino 159

Pastor/a realiza a Bênção e Instituição da Santa Ceia com a leitura de Mc: 14, 10-26 e todos oram em conjunto o "Pai Nosso"
"Vamos à Ceia do Senhor, pois tudo já está preparado"...
A distribuição é feita no círculo, cada um passando ao vizinho do lado o pão e depois o vinho, dizendo: "Este é o Corpo e Sangue de Cristo" (ou outra palavra breve...)

Oração final (todos de mãos dadas) Agradecimento, intercessão, louvor
Hino final: 161
Abrir para Comentários e discussão.


Veja também: