Artur Neiva - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Artur Neiva


  Biografias

O cientista brasileiro Artur Neiva realizou trabalhos valiosos não só no domínio da história natural, em que concentrou suas pesquisas, mas também em etnografia, linguística e história.

Artur Neiva nasceu em Salvador BA em 22 de março de 1880. Formou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nomeado interventor na Bahia em 1931, planejou o Instituto do Cacau. Fundou o Instituto Biológico de São Paulo e preparou-o para o estudo das doenças parasitárias e infecciosas dos animais domésticos. Organizou o Instituto de Tecnologia do Ministério do Trabalho e criou o Instituto de Biologia Vegetal do Ministério da Agricultura.

Na direção do Serviço Sanitário do Estado de São Paulo, elaborou o primeiro código sanitário do Brasil. Restabeleceu a profilaxia do tracoma e a vacina obrigatória e organizou o serviço para o combate à sífilis. Uma das maiores autoridades do país em malária, foi designado em 1906 por Osvaldo Cruz para organizar a profilaxia antimalárica na captação da água destinada ao Rio de Janeiro, em Xerém e Mantiqueira. Dirigiu ainda o Museu Nacional em 1923 e elegeu-se deputado à Assembleia Constituinte em 1934. Morreu no Rio de Janeiro RJ, em 6 de junho de 1943.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados