Arnold van Gennep - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Arnold van Gennep


  Biografias

Mais conhecido pelas pesquisas sobre os ritos de passagem, Van Gennep também inovou o estudo do folclore, ao substituir a análise histórica, vigente em sua época, pela abordagem etnográfica comparativa.

Charles-Arnold Kurr van Gennep nasceu em Württemberg, Alemanha, em 1873, e teve formação não-acadêmica, principalmente na França. Freqüentou, durante alguns períodos, as universidades de Neuchâtel, Cambridge e Oxford. Trabalhou para o governo francês em duas oportunidades, de 1903 a 1910 e de 1919 a 1921, na Aliança Francesa e no Congresso Internacional de Arte Popular.

Cedo dedicou-se às pesquisas sobre os ritos, que o tornariam famoso. Em seu livro  mais importante, Les Rites de passage (1909; Os ritos de passagem), estudou de forma sistemática os rituais utilizados por diversas sociedades para marcar a transição dos indivíduos de uma para outra condição. Constatou que a maioria dos ritos analisados incluía as fases de separação, transição e incorporação. Concluiu então que a representação simbólica da morte e da reencarnação contida nesses ritos ilustra os princípios de renovação indispensáveis a qualquer sociedade humana.

Deve-se a Van Gennep a formulação do conceito de regeneração social. Segundo ele, os indivíduos ou grupos que se encontram em estado de suspensão, ou seja, desvinculados de sua condição anterior e ainda não incorporados à nova condição, constituem um problema para a comunidade, porque escapam às áreas de controle normativo.

Van Gennep também contribuiu de maneira significativa para o estudo do folclore. Fundou diversas revistas, entre as quais a Revue des Études Ethnographiques et Sociologiques. Em sua obra destacam-se ainda Religions, moeurs et légendes: essais d"éthnographie et de linguistique (1908-1914; Religiões, costumes e lendas: ensaios de etnografia e de lingüística) e Formation des légendes (1910; Formação das lendas). Van Gennep morreu em Bourg-la-Reine, França, em 1957.


Veja também: