Araucária - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Araucária


  Botânica
Árvores de perfil harmonioso e por isso muitas vezes cultivadas como ornamentais, as árvores do gênero Araucaria fornecem madeira branca e macia, e suas sementes, os pinhões, têm alto valor alimentício.
Araucária é uma conífera (as sementes não são abrigadas em frutos, mas reunidas em estróbilos em forma de cone) da família das araucariáceas. O gênero compreende 16 espécies, duas na América do Sul e o restante na Oceania. A espécie brasileira, o conhecido pinheiro brasileiro ou pinheiro-do-paraná, é a Araucaria angustifolia ou A. brasiliensis, e a espécie chilena é a A. araucana. São árvores de trinta a quarenta metros de altura e diâmetro de até dois metros. O tronco é cilíndrico, reto, de casca grossa e resinosa. Os cones têm de dez a vinte centímetros de diâmetro, pesam de um a cinco quilos (em média, dois quilos), e amadurecem entre abril e junho, ocasião em que libertam as sementes, num total médio de cem por estróbilo.
De variadas aplicações, as araucárias são usadas na ornamentação de parques e jardins, e os pinhões constituem alimento de aves e animais silvestres. Sua madeira é empregada em tabuados, pranchões, vigamentos, caixas, móveis, cabos de ferramentas e vassouras, palitos de fósforos, instrumentos musicais, compensados, pasta mecânica e celulose. Do nó da madeira fabricam-se carvões especiais e de sua resina extraem-se tintas, terebintina e ácido pirolenhoso.
A espécie brasileira distribui-se por todo o planalto sul do Brasil, desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul. A maior concentração ocorre nos estados de Paraná, Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. O ponto mais ocidental que atinge é a província de Misiones, na Argentina.
O plantio da araucária deve ser feito em terreno preparado, por semeadura direta dos pinhões ou por transplante de mudas já formadas. A área individual por planta deve ser de quatro a cinco metros. Para atingir um bom desenvolvimento, a araucária deve ser plantada em terras de média a boa fertilidade, em altitudes superiores a 500m, de clima ameno e com pluviosidade acima de 1.200mm por ano. Nessas condições, ao cabo de cinqüenta anos podem-se obter árvores com quarenta a cinqüenta centímetros de diâmetro.
a-online-tod


Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados