Antonie van Leeuwenhoek - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Antonie van Leeuwenhoek


  Biografias
Primeiro cientista a observar as bactérias e os protozoários, o holandês Van Leeuwenhoek refutou, com suas pesquisas, a tese da geração espontânea para o surgimento dos seres inferiores.
Antonie van Leeuwenhoek nasceu em Delft, Países Baixos, em 24 de outubro de 1632. Trabalhou desde a adolescência como negociante de tecidos, atividade que lhe deu suficiente estabilidade econômica para dedicar-se a sua grande paixão: a fabricação de lentes para o estudo dos microrganismos. Desenvolveu equipamentos e métodos próprios, que manteve em segredo, para realizar experiências sobre o comportamento de seres microscópicos. Concluiu que os microrganismos presentes em qualquer recipiente exposto ao ar não nasciam espontaneamente da putrefação, mas viajavam na água da chuva e no vento. Essa idéia, revolucionária na época, trouxe-lhe muito prestígio no meio científico.
Van Leeuwenhoek aprofundou-se também no estudo de alguns insetos, como comprova sua cuidadosa descrição da vida das formigas e de seus hábitos de reprodução, e publicou suas descobertas nas Philosophical Transactions (Atas Filosóficas) da Royal Society de Londres. Morreu em Delft, em 26 de agosto de 1723.

Veja também: