Anthony Burgess - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Anthony Burgess


  Biografias

A exemplo de outros escritores católicos britânicos, como Evelyn Waugh e Graham Greene, Anthony Burgess combinou em sua obra ironia e preocupações éticas com um desencanto pela sociedade ocidental.

John Anthony Burgess Wilson nasceu em 25 de fevereiro de 1917, em Manchester. Descendente de uma família de músicos, decidiu ser compositor aos 14 anos e escreveu diversas peças musicais. No entanto, sua sólida formação literária levou-o a exercer o magistério durante algum tempo e a converter-se, finalmente, em um profícuo escritor.

Em 1949, escreveu seu primeiro romance, A Vision of Battlements (Visão das ameias), só publicado em 1965. Em 1954 viajou para a Malásia e Bornéu. De regresso ao Reino Unido alcançou enorme popularidade com A Clockwork Orange (1962; A laranja mecânica), sátira futurista levada ao limite da desumanização, cuja versão cinematográfica foi realizada em 1971 pelo americano Stanley Kubrick.

Publicou em 1963, sob o pseudônimo de Joseph Kell, Inside Mr. Enderby (1963; Dentro do Sr. Enderby), em cujo protagonista, um poeta católico, se percebiam elementos autobiográficos. Posteriormente, Burgess desenvolveu um estilo cada vez mais complexo e ambicioso. Exemplo disso foram Napoleon Simphony  (1974; Sinfonia napoleônica) e, sobretudo, Earthly Powers (1980; Poderes terrestres), onde o estilo barroco e corrosivo do autor servia de suporte a um grande painel da sociedade do século XX. Anthony Burgess morreu em Londres em 25 de novembro de 1993.


Veja também: