Andrija Mohorovicic - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Andrija Mohorovicic


  Biografias

Deve-se às observações do sismólogo croata Andrija Mohorovicic a descoberta de que a massa da Terra não é compacta e que as ondas sísmicas produzidas por terremotos são desviadas em razão de uma descontinuidade na camada exterior do planeta.
Andrija Mohorovicic nasceu em 23 de janeiro de 1857, em Volosko, Croácia, então integrante do império austro-húngaro. Foi excelente aluno na escola primária e, aos 15 anos falava, além da língua croata, inglês, francês e italiano. Mais tarde aprendeu grego, latim, tcheco e alemão. Graduou-se, em 1875, em física e matemática na Universidade de Praga, sob a direção do grande físico e filósofo Ernst Mach. Lecionou em escolas secundárias até ingressar como professor de oceanografia e meteorologia na Escola Náutica Real de Bakar, perto de Rijeka (ou Fiume), onde fundou, em 1887, uma estação meteorológica. Em 1891 transferiu-se para a Escola Técnica Principal de Zagreb e prosseguiu com suas pesquisas. No ano seguinte, foi nomeado diretor do observatório meteorológico da cidade e em 1897 doutorou-se na universidade local.
Nessa época começou a coletar os dados que o conduziriam a importantes descobertas geológicas e, com a aquisição de instrumentos sismográficos mais novos e sensíveis, tornou o observatório de Zagreb um dos mais avançados da Europa. Em 1909, a estação captou as ondas de um terremoto que abalou o vale de Kulpa. Na comparação com outras leituras, Mohorovicic deduziu que o terremoto se centrava numa camada mais externa da Terra -- desde então denominada crosta terrestre -- e que ondas mais rápidas se propagavam através de uma camada mais interior -- o manto. Entre a crosta e o manto situa-se o que mais tarde chamou-se descontinuidade de Mohorovicic, a uma profundidade média de trinta quilômetros. Muito tempo depois, instrumentos mais avançados confirmaram sua descoberta. Mohorovicic morreu em Zagreb, Croácia, em 18 de dezembro de 1936.

 <

Veja também: