André Le Nôtre - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



André Le Nôtre


  Biografias

Na magnífica combinação de estrutura geométrica e elementos naturais, os jardins de Versalhes, obra-prima do paisagista André Le Nôtre, representam um claro exemplo do espírito classicista francês.

André Le Nôtre nasceu em Paris, em 12 de março de 1613. Filho do jardineiro-chefe do rei Luís XIII nas Tulherias, aprendeu perspectiva e óptica com o pintor François Vouet e princípios de arquitetura com François Mansart. Em 1637 assumiu o cargo paterno, reformou os jardins das Tulherias e prolongou a avenida principal, depois chamada Champs-Élysées. Para o ministro das Finanças, Nicolas Fouquet, projetou os jardins do castelo de Vaux-le-Vicomte, com traçado adaptado ao relevo do solo.

Em 1661, Luís XIV encarregou-o de projetar os jardins de Versalhes. Le Nôtre transformou o terreno pantanoso num parque magnífico que realçava a arquitetura do palácio e cujo estilo monumental reproduzia o esplendor da corte da época. Outros exemplos do estilo de Le Nôtre, que fez escola na Europa, são os jardins do Trianon, de Saint-Cloud e de Chantilly, assim como os parques de Saint-Germain-en-Laye e Fontainebleau. Le Nôtre morreu em Paris, em 15 de setembro de 1700.

 



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados