Amina - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Amina


  Bioquímica
Muito utilizadas como matéria-prima para a fabricação de borracha, corantes, remédios, fibras e resinas sintéticas, as aminas ocorrem naturalmente em certos vegetais, sob a forma de alcalóides.
A amina é um composto que resulta da substituição de um, dois ou três hidrogênios da amônia (NH3) por igual número de radicais monovalentes de hidrocarboneto (-R). Conforme apresente um, dois ou três desses radicais, é classificada como primária, secundária ou terciária. Conforme o número de grupamentos funcionais, a amina pode ainda ser classificada em monoamina (um radical -NH2), diamina (dois radicais -NH2) etc. Seu caráter é predominantemente básico, embora possa haver variações na magnitude dessa propriedade, em função das características do radical orgânico presente na molécula.
Na nomenclatura oficial a amina primária recebe o nome do hidrocarboneto correspondente, precedido do termo amino. Se for necessário, localiza-se o grupamento -NH2 numerando-se a cadeia a partir da extremidade mais próxima dele. No caso de amina secundária, a designação é feita com o nome do menor radical ligado ao nitrogênio, a seguir o termo amino e, finalmente, o nome do hidrocarboneto correspondente ao maior radical. É comum o uso da letra N antes do nome do menor radical para deixar bem claro que ele está ligado ao nitrogênio. As aminas terciárias são designadas de modo semelhante. Aminas aromáticas com o nitrogênio diretamente ligado ao núcleo do benzeno podem ser designadas como derivados da anilina.
As aminas são obtidas por meio de reações de redução (substituição de átomos de oxigênio por átomos de hidrogênio) de diversas classes de compostos orgânicos; e de reações de amoníaco ou aminas com outros compostos orgânicos.
Ao reagirem com ácidos inorgânicos, esses compostos, graças a seu caráter básico, dão origem a sais; em reação com ácidos carboxílicos ou anidridos, formam compostos nitrogenados denominados amidas

Veja também: