Amedeo Avogadro - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Amedeo Avogadro


  Biografias

As idéias de Avogadro constituíram a base para o entendimento da estrutura dos gases e das leis da química. Embora ignoradas durante muitos anos pela comunidade científica, elas permitiram calcular o número exato de moléculas contidas em determinado volume de gás.
Amedeo Avogadro, conde de Guaregna e Ceretto, nasceu em 9 de agosto de 1776 em Turim, Itália. Estudou direito e, posteriormente, matemática e física, disciplinas que lecionou no Real Colégio de Vercelli. Mais tarde, entre 1820 e 1822, foi catedrático de física na Universidade de Turim.
Em 1811, estabeleceu uma teoria revolucionária segundo a qual "volumes iguais de quaisquer gases, nas mesmas condições de temperatura e pressão, contêm o mesmo número de moléculas". Essa lei permitiu explicar por que os gases se combinam quimicamente em proporções simples de números inteiros, como havia observado, anos antes, Joseph-Louis Gay-Lussac. Possibilitou, também, elucidar a estrutura diatômica das moléculas de gases como o nitrogênio, o hidrogênio e oxigênio.
Segundo Avogadro, o número de moléculas existentes em uma molécula-grama ou mol (pelo molecular expresso em gramas) de qualquer substância é uma constante, denominada número de Avogadro (N), cujo valor é igual a 6,022 x 1023.
Avogadro morreu em Turim, em 9 de julho de 1856.  Dois anos mais tarde, Stanislao Cannizzaro conseguiu que a hipótese de Avogadro fosse definitivamente aceita pelos pesquisadores da área química.

Veja também: