Alfred Marshall - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Alfred Marshall


  Biografias

Alfred Marshall contribuiu para a renovação da escola clássica da economia política com suas teorias sobre determinação de preços a partir da lei de oferta e procura.

Marshall nasceu em Londres, em 26 de julho de 1842. Antes de formar-se em ciências econômicas, estudou filosofia e matemática. Dirigiu o University College de Bristol e foi catedrático de economia política na Universidade de Cambridge a partir de 1885.

Empregou o princípio da utilidade marginal e o conceito de elasticidade da demanda para formular a lei dos preços no mercado. Consciente de que seu sistema, como os dos demais economistas da época, só era válido para economias estáticas, Marshall introduziu o fator tempo na análise econômica: em períodos longos, os preços tendem a coincidir com o custo marginal da produção; em períodos curtos, independem do custo.

Ao introduzir o fator tempo, Marshall conseguiu conciliar o princípio clássico do custo de produção com o princípio da utilidade marginal, formulado por William Jevons e a escola austríaca. Entre seus livros contam-se Principles of Economics (1890; Princípios de economia), sua obra mais importante, Industry and Trade (1919; Indústria e comércio) e Money, Credit, and Commerce (1923; Dinheiro, crédito e comércio). Marshall morreu em Cambridge, em 13 de julho de 1924.


Veja também: