Alexander Neill - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Alexander Neill


  Biografias

Summerhill, escola experimental fundada em 1921 por Alexander Neill, aplica uma pedagogia radicalmente diferente da tradicional. A freqüência às aulas é opcional e as classes são organizadas por habilidade e área de interesse, e não por idade. Como as demais escolas, propõe-se preparar os estudantes para o ensino universitário e a vida profissional.
Alexander Sutherland Neill nasceu em Forfar, Forfarshire, Escócia, em 17 de outubro de 1883. Graduou-se em 1912 pela Universidade de Edimburgo e, dois anos depois, tornou-se diretor da escola Gretna Green, na Escócia. Em 1921, participou da fundação de uma escola internacional perto de Dresden, Alemanha. Transferida para a Áustria três anos depois, a instituição foi fechada pelas autoridades locais, que não aceitavam seu currículo e métodos pouco convencionais. Em 1924, Neill reabriu a escola em Dorset, Inglaterra, e chamou-a Summerhill. Três anos depois, a escola instalou-se definitivamente em Leiston, Suffolk. Summerhill tornou-se conhecida internacionalmente pela autogestão de professores e estudantes, pelo currículo flexível e pela liberdade de escolha que oferecia aos alunos. Foi também criticada como permissiva.
A principal obra de Neill sobre seu sistema educacional é Summerhill: A Radical Approach to Child Rearing (1960; Summerhill: liberdade sem medo), que teve grande repercussão sobretudo na Alemanha e nos Estados Unidos e estimulou o debate sobre a criação de alternativas à pedagogia tradicional. Neill morreu em Aldeburgh, Suffolk, em 23 de setembro de 1973. >when

Veja também: