Alexander Graham Bell - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Alexander Graham Bell


  Biografias

Os estudos de Graham Bell sobre a transmissão do som por corrente elétrica foram fundamentais para as comunicações, pois deram origem a um aparelho que adquiriu importância transcendental: o telefone.

Alexander Graham Bell nasceu em 3 de março de 1847 na cidade escocesa de Edimburgo. Tanto o avô como o pai eram autoridades em elocução e correção da voz, tendo sido este último autor de um compêndio que passou por quase 200 edições. As primeiras pesquisas de Bell, inspiradas no exemplo paterno, orientaram-se para os aspectos linguísticos do som, mas sua curiosidade se ampliou para os campos da fisiologia e da física ondulatória.

Atacado de tuberculose, doença que já matara dois de seus irmãos, Bell mudou-se com a família para a província canadense de Ontário em 1870, para melhorar de saúde. Recuperado, retomou os estudos sobre os sons e o trabalho de difusão do método de dicção do pai. Radicando-se em Boston em 1872, desenvolveu em várias cidades americanas intensa atividade de recuperação de surdos-mudos, o que, no plano puramente técnico, teria como resultado um êxito diferente do pretendido: em 1876, ele patenteou um aparelho que transmitia sons mediante impulsos de corrente elétrica. A invenção do telefone o transformou em figura de destaque nos meios científicos e tecnológicos.

Em 1880, ganhou da Academia de Ciências francesa o Prêmio Volta, que doou para pesquisas sobre a surdez. Entre 1898 e 1903 foi presidente da National Geographic Society dos Estados Unidos, sucedendo ao pai no cargo. Os trabalhos científicos de Bell se estenderam a outros campos. Em conseqüência, colaborou para o aperfeiçoamento do gramofone, inventando a gravação em disco de cera; e projetou sistemas de comunicação sem fio como o fotofone, que transmitia sons por meio de vibrações luminosas.

Bell naturalizou-se americano em 1882 mas passou os últimos anos de sua vida na ilha de Cape Breton, em Nova Escócia, Canadá, onde havia instalado um laboratório e onde morreu, em 2 de agosto de 1922.



Veja também: