Alessandro Volta - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Alessandro Volta


  Biografias

Em homenagem ao italiano Alessandro Volta, inventor da pilha elétrica, em 1881 a unidade de força eletromotriz passou a chamar-se volt.

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta nasceu em Como em 18 de fevereiro de 1745. Estudou na cidade natal, onde passou a lecionar física em 1774. Dedicado à pesquisa de fenômenos elétricos, em 1775 inventou o eletróforo, usado para gerar eletricidade estática. Isolou o metano em 1778, desenvolvendo o aparelho chamado eudiômetro, e no ano seguinte assumiu a cátedra de física da Universidade de Pavia.

É a pilha elétrica, a primeira fonte de corrente contínua, que se pode considerar a obra principal de Volta. Por volta de 1792, ele iniciou suas pesquisas, partindo de notas de Galvani sobre os movimentos agitados de uma rã morta, em cujo tronco se aplicara um arco metálico. Desenvolveu daí uma tábua de tensões, divulgada em 1793, referente aos metais. Suas pesquisas levaram, em 1800, à criação da pilha, que construiu empilhando discos de cobre e zinco, separados por algodão umedecido em ácido sulfúrico.

Em 1801, a convite de Napoleão, Volta foi a Paris para fazer uma demonstração de suas pesquisas sobre a geração de corrente elétrica por uma bateria. Recebeu de Napoleão a medalha da Légion d"Honneur e foi feito senador do reino da Lombardia. Em 1815, nomeado pelo imperador da Áustria, tornou-se diretor da faculdade de filosofia da Universidade de Pádua. Volta morreu em 5 de março de 1827 em Como.


Veja também: