Aleksandr Oparin - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Aleksandr Oparin


  Biografias
As premissas das pesquisas do bioquímico russo Aleksandr Oparin lançaram os alicerces para estudos minuciosos sobre a origem física e química dos processos vitais na Terra.
Aleksandr Ivanovitch Oparin nasceu em 2 de março de 1894 (18 de fevereiro no calendário juliano) em Uglich, perto de Moscou. Ainda como estudante de fisiologia vegetal na Universidade Estatal de Moscou, onde posteriormente veio a lecionar essa disciplina, entrou em contato com o fisiologista russo Kliment Arkadievitch Timiriazev, que conhecera Darwin e o inteirou das teorias do cientista britânico. Sob a influência dessas idéias, Oparin desenvolveu  seu conceito segundo o qual um organismo primitivo podia formar-se a partir de uma combinação de substâncias, no que denominou "caldo orgânico".
A tese, baseada em premissas não aceitas na época, foi divulgada pela primeira vez em 1922, durante uma reunião da Sociedade Botânica da Rússia. Segundo suas teorias, os primeiros organismos vivos eram heterotróficos, ou seja, nutriam-se de substâncias preexistentes no meio ambiente. Os trabalhos de Oparin serviram de base para outros pesquisadores da origem primitiva da vida, como o americano Stanley Lloyd Miller. Aleksandr Oparin morreu em 21 de abril de 1980, em Moscou.
tt

Veja também: