Albert Sabin
Biografias
Albert Bruce Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906, na região polonesa de Bialystok, mas emigrou para os Estados Unidos em 1921, naturalizando-se norte-americano.
Doutor em medicina pela Universidade de Nova Iorque, onde estudou a poliomelite, trabalhou para o Instituto Rockfeller de Pesquisas Médicas, sendo o primeiro a demonstrar o crescimento do Vírus de tal doença em tecido nervoso humano.
Em 1939, ocupou a cátedra de pediatria da Universidade de Cincinnati e como chefe da divisão de doenças infecciosas, desmentiu que o contágio da poliomelite se dava pelo nariz, acusando o trato alimentar. Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu como médico do exército americano e isolou o Vírus de uma febre epidêmica que atingia as tropas que estavam na África. Mais tarde, desenvolveu também vacinas contra a dengue e a encefalite japonesa.
Para Sabin, a administração por via oral de Vírus vivos atenuados resultaria em uma imunidade mais duradoura do que a administração de Vírus mortos. Assim, em 1960, fabricou a vacina contra a poliomelite, oficialmente aceita nos Estados Unidos, com a colaboração de cientistas mexicanos, soviéticos e holandeses.
No dia 3 de março de 1993, Albert Sabin morreu em Washington, Estados Unidos.
Veja também: