al-Idrisi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



al-Idrisi


  Biografias

Em suas viagens pela Espanha, norte da África e Oriente Médio, al-Idrisi adquiriu os conhecimentos geográficos que lhe serviram para elaborar alguns dos mapas mais notáveis da Idade Média.
Abu Abdala Mohamed al-Hasani al-Idrisi, nasceu em Ceuta, norte da África, no ano 1100, numa família árabe nobre. Estudou em Córdoba e viajou pela Espanha, Magreb, Egito e Anatólia. Em 1145, passou a servir a Rogério II da Sicília, em cuja corte viveu o resto da vida. Ali realizou três importantes trabalhos geográficos: uma esfera de prata, com a representação do mundo então conhecido; um mapa de terras situadas ao norte do equador, dividido em setenta paralelos; e um texto geográfico intitulado Kitav nujat al-mustaq fi ikhtiraq al-afaq (Excursão prazerosa de quem pretende conhecer o mundo), também conhecido como Livro de Rogério. A esfera e o mapa se perderam, mas o texto, no qual al-Idrisi procurava descrever com exatidão as regiões do planeta, foi conservado. Apesar das inexatidões, é uma das maiores obras da geografia medieval.
Al-Idrisi também se interessou pela medicina, como demonstra seu Kitab al-aduiya al-mufradá (Livro de medicamentos simples). Além disso, os versos de sua autoria que foram conservados mostram-no como um grande poeta. Acredita-se que al-Idrisi tenha morrido em 1165 ou 1166, na Sicília ou em Ceuta.

Veja também: