Actínio - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Actínio


  Bioquímica
Descoberto por AndrÚ-Louis Debierne em 1899 e, independentemente, pelo quÝmico alemÒo Friedrich Otto Giesel, em 1902, o actÝnio ocorre associado aos minerais de urÔnio e em areias monazÝticas.
O actÝnio Ú um elemento quÝmico metßlico radioativo, de sÝmbolo Ac. Possui meia-vida de 21,6 anos, sendo isolado com dificuldade a partir de minÚrios de urÔnio ricos em urÔnio 235. Maiores quantidades do is¾topo Ac 227 sÒo preparadas pelo bombardeio de Ra 226 com um alto fluxo de nÛutrons. O elemento em sua forma metßlica Ú obtido, tambÚm, pela reduþÒo do fluoreto de actÝnio com vapor de lÝtio.
O actÝnio Ú mais bßsico que o lantÔnio. Seus sulfatos, cloretos e nitratos sÒo sol·veis, ao contrßrio dos oxalatos, carbonatos e fosfatos. ╔ mais eletropositivo que o lantÔnio e tem, como este, o n·mero de oxidaþÒo 3. Seu principal produto de decomposiþÒo radioativa Ú o t¾rio 227.
O actÝnio puro, Ac 227, entra em equilÝbrio e sua decomposiþÒo radioativa dß-se depois de 185 dias. Cerca de 150 vezes mais radioativo que o rßdio, Ú muito usado na obtenþÒo de nÛutrons e partÝculas alfa.
://bu

Veja também: